365diasnomundo.com

O INESQUECÍVEL SALAR DE UYUNI – TOUR DE 3 DIAS (BOLÍVIA)

Com 10.000 km² o salar do Uyuni é das paisagens mais impressionantes que vimos nestes mais de 4 meses de viagem. Um destino a não perder.

Uma das principais atrações da região do Atacama é o Salar de Uyuni, que fica já ali, depois da fronteira, já do lado da Bolívia. Muita gente escolhe juntar as duas atrações, San Pedro de Atacama e o Salar de Uyuni. Também é habitual ir-se ao salar pela Argentina, na região de Salta, ou juntar os três países.

Tal como todas os tours que referimos nos últimos dias, há um intervalo de preços alargado, portanto diferente preço, diferente serviço. Ou será que não? Hum! Já explicamos mais à frente. Tínhamos lido muito. Sabíamos que começar pela Bolívia era mais barato, que havia tours com alguns imprevistos e que a maioria das empresas do lado chileno são só promotoras, não prestando efetivamente o serviço.

Primeira coisa que é preciso decidir: onde começar o tour do Salar de Uyuni? Chile ou Bolívia? Se quiserem começar na Bolívia, de Calama há autocarros para a cidade/vila de Uyuni.
Segunda coisa: tempo de duração do tour? 3 ou 4 dias? A diferença é ter ou não regresso. Tour de 3 dias a começar no Atacama acaba na cidade de Uyuni, a começar em Uyuni acaba no Atacama. O tour de 4 dias regressa ao ponto de partida, implicando um dia extra.

Conhecemos gente, por acaso parte do grupo de israelitas que atolou connosco a caminho de Bariloche, que preferiu ir de autocarro até Uyuni e começar lá (lembram-se da história? Podem relembrar aqui). Eles disseram-nos que mesmo com a viagem de autocarro adicional, a diferença de preço compensa (não sabemos confirmar). Como estávamos com os dias contados até Machu Picchu optámos por fazer o programa de 3 dias a começar no Atacama e acabar em Uyuni, tendo pago 93.000 CLP por pessoa (126€). Tentámos negociar mais, mas a agência intermediária não cedeu para não perder a sua margem. Quem puder escolher deve começar pela Bolívia e aí negociar fortemente, porque está a lidar diretamente com as agências que fazem os tours.

é o maior salar do mundo, com mais de 10.000km2, (…), maior do que toda a região norte de Portugal

Em que consiste o tour do Salar de Uyuni? O salar propriamente dito é a atração do terceiro dia, para quem começa no Chile. Antes disso, no primeiro e segundo dia vai-se parando em locais de interesse que ficam no caminho, como lagos (onde vêem flamingos), um campo geotermal, banhos termais, vales, zonas rochosas, deserto, etc. Quem começa na Bolívia faz o percurso inverso, começa no salar e só depois faz o resto do percurso até à fronteira. Porque é este tour tão famoso? Porque é o maior salar do mundo, com mais de 10.000km², ou seja, cerca de 1 milhão de campos de futebol, maior do que toda a região norte de Portugal. Também porque toda a gente tira aquelas fotos típicas, em espelho se tiver água e/ou em ilusão de ótica, nas zonas secas. Mas, principalmente, porque é realmente inesquecível, nunca deixaremos de o recomendar.

Salar Uyuni
Infinito branco

Quando falamos na diferença da qualidade do serviço, ou não, entre empresas com diferentes preços, queremos dizer que toda a gente pára nos mesmos pontos de interesse, dorme nas mesmas aldeias, e tem de fazer as refeições nos mesmos locais, com o pequeno-almoço e jantar no sítio da dormida, e almoço durante o percurso do dia. Isto quer dizer que a maioria (não todos) dos tours tem um serviço muito semelhante. Pode até ser um hostel diferente, mas vai ser muito, muito semelhante, onde provavelmente terão sempre de pagar para tomar banho de água quente. As refeições também poderão variar ligeiramente, mas o serviço apenas muda realmente para melhor quando o tour é privado. Aí sim, podem escolher as atrações, decidir a hora do despertar e o tempo de permanência em cada local, terão certamente melhores refeições e as noites são passadas em hotéis. Além disso, o ponto mais importante para algumas pessoas, podem decidir com quem querem partilhar esta jornada.

O que se deve levar na mala?

  • Roupa para toda a estadia em camadas – as manhãs e noites são frias, mas durante o dia é quente;
  • Água – vão-vos recomendar levar 1,5l por dia, o que é sensivelmente um garrafão por pessoa. Não precisam de tanto, a todas as refeições vai ser servida água;
  • Protetor solar – o salar funciona como refletor;
  • Snacks – o dia é longo, portanto se forem como nós, de 3 em 3 horas estamos a petiscar;
  • Toalha de banho e/ou de praia – para a piscina termal;
  • Fato de banho/bikini/calções de banho;
  • Chinelos;
  • Óculos de sol;
  • Artigos de higiene;
  • Medicação habitual e para alguma emergência;
  • Máquina fotografica, de filmar, GoPro, drone, o que tiverem vale a pena levar;
  • Passaporte (vão cruzar a fronteira);
  • Papel higiénico e desinfetante das mãos;
  • 300 BOB por pessoa (40€) – tem de ser na moeda da Bolívia, se vão do Chile perguntem nas agências que sítio tem as melhores taxas de câmbio, sem correrem o risco de receberem notas falsas.
Confirma-se: 4943m de altitude

Recomendações:

  • Não beber álcool na véspera, por causa da altitude;
  • Fazer uma ambientação à altitude antes de começar o tour do salar, porque logo no primeiro dia chegarão aos 5000 metros;
  • Perguntar se o jipe tem cintos de segurança;
  • Perguntar se o motorista tem telefone satélite e oxigénio, caso alguém se sinta mal com a altitude.

Antes de descrever o nosso tour ao pormenor, vamos fazer um breve resumo, para não tornar a leitura demasiado longa e aborrecida. Nos próximos dias vamos publicar a descrição de cada dia de tour, com imensas fotografias, incluindo descrição das refeições e alojamentos, para que percebam a relação qualidade/preço.

O “nosso” Lexus LX450

O nosso tour foi feito pela empresa Cruz Andina, da Bolívia. E não temos nada, mas mesmo nada, a apontar de negativo. O nosso guia foi o Eme (Emeterio), foi espetacular, com muita experiência, tendo-nos ensinado muito sobre a região. O jipe era um Lexus, com cintos de segurança (ponto importante). Todos os tours levam 6 passageiros, os 3 lugares de trás são de tamanho generoso, mas os 2 “na mala” são extremamente desconfortáveis, daí que seja obrigatório trocar de lugar durante toda a viagem para ninguém ficar demasiado tempo nesses lugares. É um modelo de luxo, e isso nota-se na suspensão, espaço para as pernas e largura (se não tiverem um grupo que queira levar toda a bagagem no interior, porque tudo o que não é necessário durante o dia deverá ir sobre o tejadilho, devidamente embalado pelo motorista para não apanhar pó).

No início, confessamos que tivemos um pouco de receio quando vimos a empresa, porque havia muitas queixas em blogues, motoristas antipáticos, carros sem manutenção, ficarem atolados ou avariados em qualquer lado e muito tempo perdido para resolver. Felizmente não foi o nosso caso, tudo correu bem.

Queremos reforçar que foi das regiões mais impressionantes que vimos, o salar é fantástico, e não deve ser perdido. VALE MESMO A PENA!

365 dias no mundo estiveram 3 dias em tour no Salar de Uyuni, de 22 a 24 de Abril de 2017
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Preços: económico
Categorias: maravilha do mundo, paisagem, natureza, aventura, deserto, montanha, vida selvagem, salar

Salar Uyuni
Lamas fotogénicos
Dia 1 – Deserto de Dali
Salar Uyuni
Dia 1 – Campo geotermal Sol da Manhã
Salar Uyuni
Dia 2 – Pedra Copa do Mundo
Salar Uyuni
Dia 2 – Laguna Negra e o Valle de Rocas
Salar Uyuni
Dia 3 – Amanhecer na Ilha Incahuasi, um oásis num oceano de sal

Este artigo pode conter links afiliados

Partilhar:

4 respostas

    1. Olá Cinthia! Ficamos muito contentes que tenha gostado do nosso post.
      Sim, compramos lá mesmo na agência Sun Travel em São Pedro do Atacama, mas se partir de Uyuni poderá ir diretamente à Cruz Andina que foi quem fez o tour.
      Também escrevemos um post com dicas sobre como comprar os tours em São Pedro do Atacama, dê uma olhadela.
      Não se esqueça de subscrever para receber as notificações de novos posts por email.
      Beijinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indice

Mais artigos