O roteiro da viagem. Pensam nele? Fazem-no com antecedência? Ou não o fazem de todo e seja o que Deus quiser?
Nós fazemos, a maioria das vezes, com antecedência. Porquê? Para poder saber o que há disponível, as atividades culturais, as desportivas, os free walking tours, os restaurantes recomendados, as maiores atrações, etc.
A nossa organização do roteiro da viagem começa com algum tempo de antecedência e exige internet. Não somos de comprar guias turísticos tipo lonely planet, apesar de lhes reconhecermos um grande valor, mas achamos que rapidamente ficam obsoletos em destinos concorridos.
Como é que nós fazemos o roteiro de viagem:
1- Procurar o top de atividades da região
Geralmente vamos ao tripadvisor. Aproveitamos para ler também as críticas de cada atividade. Lemos blogs, vamos à página da Lonely Planet.
2- Definir as que interessam
Escolhemos com base no nosso gosto pessoal, localização e na popularidade. Depois de as escolher, vamos ao site oficial e tentamos saber horários e preços. Procuramos dias grátis, promoções e a localização. O Tiago começa a gravar a localização no google maps.
3- Fazer download do mapa
Nem sempre há wi-fi, portanto para o mapa poder ser consultado offline tem que se ter feito o download. Marcamos nessa altura os pontos de interesse essenciais.
4- Procurar alojamento
Depende do tipo de viagem que pretendemos. Quando o plafond é maior geralmente escolhemos hotéis ou alojamentos locais, quando a viagem é longa e o plafond curto escolhemos hostels e partilhamos quartos. Procuramos os bairros mais adequados, os mais seguros, os mais centrais, os mais calmos, depende do que se pretende. Marcamos a localização no mapa. Fazemos reservas que possam ser canceladas porque pode sempre aparecer algo melhor ou surgir um contratempo.
5- Transportes
Procuramos saber os tipos de transportes públicos, preço de bilhetes, bilhetes combinados. Guardamos mapas de metro, começamos a apontar formas de nos deslocarmos até às atrações definidas em cima. Começamos a analisar empresas de aluguer de automóveis para ver se é rentável. Vemos se apps como uber, cabify ou lift funcionam.
6- Taxas de câmbio
Se é um país com moeda diferente do euro guardamos a taxa de câmbio e verificamos as taxas de levantamento dos nossos cartões. Fazemos simulações para uma previsão de gastos. Vemos se nos compensa comprar a moeda antecipadamente. Carregamos os nossos cartões pré-pagos tipo revolut.
7- Comprar e-tickets
Compramos os bilhetes das atividades que definimos como a não perder e que geralmente têm fila no local ou esgotam.
8- Segurança
Definimos o seguro de viagem, verificamos se temos tudo o que necessitamos: passaporte ou CC válido, vistos, cartão SIM do destino, cartões de crédito, carta internacional válida se planearmos conduzir. Fazemos uma revisão a todos os documentos e reservas. Verificamos a necessidade de consulta de viajante, vacinas exigidas e pomos de parte o boletim de vacinas internacional. Falamos de seguro aqui.
9- Definir agenda
Planeamos as atividades por dia da semana, sempre com flexibilidade e assinalando as atividades que não podem ser alteradas. Uma das formas usadas para combinar as atrações é procurar na internet guias de como visitar o destino no número de dias disponíveis. Estes roteiros de viagem geralmente ajudam a perceber forma de combinar sítios a visitar.
10- Relaxar
Relaxamos nos dias que antecedem a viagem. Contamos as horas que faltam para a viagem, fazemos a mala, descontraídos, mas ansiosos com o que aí vem.
E vocês, como fazem? Algum passo essencial que nos esquecemos?
Este artigo pode conter links afiliados
2 Responses
Concordo com praticamente tudo. Em geral, no entanto, desloco-me a uma agência de viagens e adquiro os bilhetes de avião e hotel através da mesma porque consigo preços por vezes melhores do que nos sites internet e, no caso de alguma coisa correr mal, tenho a proteção legal que a agência me oferece. Acrescento também um seguro de viagem.
Nós também fazemos seguros de viagem, às vezes fazemos mesmo seguro, outras vezes (na Europa) usamos seguros de cartões de crédito, ou associamos aos bilhetes de avião. Mas também já falámos sobre isso.
https://365diasnomundo.com/2018/02/03/seguro-viagem/
obrigada por comentar. Obrigada J. Waters. Continue a ler-nos.
Raquel e Tiago