Já foram anunciados os vencedores dos World Travel Awards 2017 e meio Portugal não fala noutra coisa. E porquê? Porque, entre muitos outros prémios, ganhou na categoria World’s Leading Destination. É o destino do ano, ganhando ao Brasil, Maldivas, Grécia, Índia, EUA, África do Sul, Sri Lanka, entre outros.
A nós, como viajantes, interessam também os outros países vencedores, com os quais concordamos, e que tivemos o prazer de conhecer este ano:
- World’s Leading Adventure Tourism Destination – Chile
- World’s Leading Beach Destination – Ilhas Galápagos
- World’s Leading City Break Destination – Lisboa
- World’s Leading Culinary Destination – Peru
- World’s Leading Cultural Destination – Bolivia
- World’s Leading Dive Destination – Maldivas
- World’s Leading Green Destination – Equador
- World’s Leading Honeymoon Destination – Maldivas
- World’s Leading Island Destination – Madeira, Portugal
- World’s Leading Tourist Attraction Destination – Machu Picchu, Peru
Da nossa experiência, não faltam no Chile experiências de aventura, desde trekking, escalada, vulcões, termas, ski, etc.
Do Equador, tanto concordamos com o prémio dos World Travel Awards 2017 na área verde, como com a escolha das Galápagos como destino de praia, apesar de acharmos que se adequa mais a quem tem interesse na vida selvagem, porque só para praia há muitos outros destinos.
Das Maldivas temos tão boas recordações, tanto como destino de lua-de-mel como do snorkeling diário. Sabemos, sem dúvida, que merece o prémio de destino de mergulho. É outro país que se repete muitas vezes nos prémios, nas mais diversas categorias, principalmente na qualidade dos resorts.
Na culinária, o Perú é o destino. Dos dez países destes meses de viagem, foi onde melhor comemos, e onde há um grande número de restaurantes no Top 50 do mundo fora da Europa. Machu Picchu ainda é a atração turística mundial que todos sonhamos visitar, quem sabe será um dia destronada pela vizinha Choquequirao.
Como destino cultural ganhou a Bolivia, temos pena de ter conhecido pouco do país, principalmente sabendo que tem tanto para dar. Culturalmente é um país forte, com muita história pré-colombiana.
E a portuguesa Madeira, como destino do ano na categoria de ilhas, vitória merecida (somos suspeitos). Se não conhecem, não percam mais tempo sem lá passar uns dias. A comida é ótima, o clima agradável, é organizada, tem bom vinho e pessoas simpáticas. É um destino que se assume como turístico e recebe bem o visitante.
Parabéns a todos! Se quiserem ver a lista completa dos vencedores é só irem ao site.
Este artigo pode conter links afiliados