TOP 10 – PAISAGENS NATURAIS DE CORTAR A RESPIRAÇÃO

É impossível fazer uma viagem destas e não ter sítios preferidos ou que nos marcaram mais. O nosso TOP 10 de paisagens naturais envolve montanhas, lagos, salares, desertos e animais. E podíamos ter feito um TOP 20 ou TOP 50 que encontraríamos sempre coisas para encaixar.

Nº 10 – Bocas del Toro (Panamá)

A poluição e o turismo estão a destruir a região, mas continua a ser um sítio magnífico. Do céu é possível ver o verde do mar do Caribe junto ao arquipélago, com corais à volta das ilhas. Tem muita vida animal, desde golfinhos a tucanos.

DSC_2320

 

Nº 9 – Floresta Amazónica (Perú, Brasil, Equador, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Bolívia)

Apesar de só termos conhecido as “orelhas” da floresta, sabemos que é um sítio diferente: a vegetação, os animais e as pessoas que nela habitam são a prova que ainda existem sítios “virgens” na Terra. Ainda tem a magia de ser partilhada por 9 países, numa área de 6,9 milhões de km².

 

Nº 8 – Canhão de Colca (Peru)

Não é só o canhão. É o impressionante canhão, com 3.400 metros de profundidade (pelos vistos não há uma medida totalmente consensual), em união com o majestoso voo dos condores, num conjunto que causa admiração pela natureza. Pode ser visitado em trilha ou em visita guiada de autocarro. Tem o dobro da profundidade do Grand Canyon.

DSC_8664-3

 

Nº 7 – Deserto do Atacama (Chile)

A região tem salar, geysers, formações rochosas, lagoas, vulcões e céu estrelado, tudo confinado numa área que se pode conhecer em poucos dias. E ainda se pode juntar na mesma viagem a visita ao salar de Uyuni.

DSC_6996

 

Nº 6 – Rainbow Mountain (Peru)

Uma montanha de cores como se fosse um arco-íris pintado. Mais um local onde só com esforço se pode ver a magia. E o esforço é imenso: a altitude, o percurso, o preço, tudo custa. Depois de atingir o topo percebem que valeu a pena e dá vontade de dar pulos de alegria por não ter desistido.

DSC_9105

 

Nº 5 – Cataratas de Iguaçu (Brasil e Argentina)

Poucos sítios do mundo terão aquela grandiosidade, seja vista do lado do Brasil ou do lado Argentino.

C:DCIM100GOPROGOPR1255.GPR

 

Nº 4 – Torres del Paine (Chile)

Nada se consegue sem esforço e Torres del Paine é assim. Sem trekking não se vê a grandiosidade do parque. O parque completo visita-se num percurso de 8 dias (circuito O) ou em 5 conhece-se grande parte das atracções (circuito W).

DSC_5064

 

Nº 3 – Galápagos (Equador)

Podendo ser considerada um destino só para alguns bolsos (discutível) é, sem dúvida, um sítio diferente. Os leões marinhos, que se alimentam no mercado de peixe e usam a zona de espera de embarque do porto como sua, as iguanas, que preenchem praias, as mantas, que fazem piruetas no oceano, as aves, as tartarugas, que nadam connosco sem se importarem com a nossa presença, os vulcões, as tartarugas terrestres, em cuja carapaça cabemos, e os túneis de lava, tudo isto torna este local mágico. É talvez dos sítios onde a responsabilidade que temos para manter o ecossistema natural é mais visível.

DSC_0907

DSC_0159

 

Nº 2 – Glaciar Perito Moreno (Argentina)

Um glaciar em equilíbrio que tem 250 km². O som, o tamanho, a queda dos pedaços que nos mostram que a natureza não precisa de humanos para criar coisas fabulosas. Pode ser conjugado com uma visita a El Chaltén para conhecer a montanha Fitz Roy, de 3.405m de altitude.

C:DCIM105GOPROGOPR7162.GPR

 

Nº 1 – Salar do Uyuni (Bolívia)

O maior salar do mundo, com 10.582 km². A região ainda tem mais uns quantos pontos de interesse que se conhecem no mesmo tour, num percurso que demora normalmente 3 dias. É um local imperdível, mas muito concorrido.

DJI_0095.jpg

Ficaram de fora imensos locais espetaculares, como outros lagos, vulcões, a montanha Fitz Roy, que infelizmente não conhecemos, salinas, a floresta da Costa Rica, tanto, tanto, que até custa escolher dez.

Esta é uma lista ordenada pelo nosso gosto pessoal e por decisões da nossa viagem, que afetaram a forma como sentimos cada local, portanto compreendemos que outras pessoas não concordem com os escolhidos ou com a sua ordem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.