365diasnomundo.com

O RENASCER DO PANORÂMICO DE MONSANTO (PORTUGAL)

Qual é a melhor vista para a cidade de Lisboa? Há vários miradouros impressionantes, mas este é o nosso preferido. A vista sobre Lisboa a partir do panorâmico de Monsanto.

O Arquiteto Chaves Costa projetou um edifício circular com uma vista de 270º sobre Lisboa, em pleno Monsanto, o parque projetado por Keil do Amaral e atual pulmão da cidade de Lisboa. A obra promovida pela Câmara Municipal de Lisboa avançou. Utilizaram-se os melhores materiais, colocaram-se obras de arte no espaço, mas só funcionou a tempo inteiro por 2 anos. O restaurante abriu em 1971, um ano após  o general França Borges ter abandonado a Câmara. Um edifício à frente do seu tempo, luxuoso, espaçoso, dos primeiros exemplares de modernismo, mas muita coisa correu mal nos projetos que por lá passaram. A sua história é decadente. Um painel de cerâmica (“Figuras e Cenas da Cidade de Lisboa”) que tem sido atribuído a Querubim da Lapa, mas que na verdade é da autoria de Manuela Madureira e que já viu melhores dias. A vedação arrombada que permite visitas fora do horário estipulado (felizmente já permitidas visitas legais). O bingo que não funcionou, a discoteca que não resultou.

Panorâmico Monsanto

O nosso local favorito é mesmo o último andar, onde se tem a melhor vista panorâmica. Nessa área há um painel de azulejo de Manuela Ribeiro Soares que mostra Lisboa antes do terramoto de 1755. Contemplar a magnífica vista acompanhada da legenda dos edifícios de outrora e agora no mural de azulejos é muito interessante. Permite ver como a cidade cresceu, como agora há muito mais, mas também apreciar o tapete verde dos pinheiros mansos de Monsanto a abraçar a cidade.

Panorâmico Monsanto

Não se compreende como o restaurante foi programado para apenas servir em eventos esporádicos da Câmara, mas, ainda assim, funcionou durante algum tempo. Conta-se a caricata história de Rui Miguel Abreu que, em 1990, seguiu o guitarrista de David Bowie até ao restaurante panorâmico e assim conseguiu cinco minutos de entrevista.  Desde 2001 que o edifício ficou entregue à sua sorte e dos que lá quiseram passar. Não tem portas nem vidros e está todo grafittado (daquele tipo que não se pode chamar arte urbana). A Câmara tem demonstrado interesse, mas pouca iniciativa em acabar com este impasse que se prolonga há demasiado tempo, no entanto, foi com o seu apoio que aconteceram alguns eventos no Qual é a melhor vista para a cidade de Lisboa? Há vários miradouros impressionantes, mas este é o nosso preferido. A vista sobre Lisboa a partir do panorâmico de Monsanto, como o Super Panorama Super Party em 2003 e o Festival Iminente organizado por Vhils que decorreu em 2018.

O panorâmico de Monsanto abriu o miradouro ao público no ano passado, funciona das 9h às 19h no verão e até às 18h no inverno. Continua praticamente vazio, mas o Iminente trouxe algumas obras importantes, como o painel de Vhils e segurança, fechando alguns acessos e reforçando o andar intermédio da sala principal. Ainda assim, vale muito a pena lá passar. Há carrinhas ao final de dia que trazem turistas, malta que aproveita a vista para beber umas cervejas (hoje não sabemos se ainda é permitido).

Como já devem ter percebido, o nascer e pôr-do-sol não são abrangidos pelo horário de visitas.

Este património merecia e merece muito mais.

Gostamos deste texto do expresso onde se vê o que foi o edifício.

Este artigo pode conter links afiliados

Partilhar:

4 respostas

  1. É na realidade o único sitio onde se pode desfrutar esta magnífica vista de Lisboa, na sua totalidade, e arredores, até Sintra e Mafra, com boa visibilidade!
    Lamento que nunca se faça referência à autora – a Ceramista Manuela Ribeiro. Soares ( 1921-2000), minha Mãe e que pintou todos estes azulejos e os do painel de Lisboa antes do terramoto.
    M Luísa Ribeiro Soares Albuquerque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indice

Mais artigos

Europa

O QUE FAZER EM VENEZA (ITÁLIA)

Veneza é a cidade dos canais, das gôndolas, do carnaval e dos turistas. Ganha pela sua peculiar distribuição 50-50 por via terrestre e aquática.

Ler Mais »
Palácio da bolsa
Europa

PALÁCIO DA BOLSA (PORTO)

Vamos falar duns dos edifícios mais bonitos da cidade do Porto? Falamos do Palácio da Bolsa, claro. Foi iniciada a sua construção (primeira pedra) a 6 de outubro de 1842, mas a história começa bem antes.

Ler Mais »