DICAS: VIAJAR DE CARRO COM BEBÉS

Já temos férias marcadas com a Maria, por isso queríamos testar a tolerância dela às saídas de casa com um fim de semana. A nossa bebé fez dois meses, levou as vacinas e nós escolhemos a Serra da Estrela como destino para o nosso primeiro fim de semana a três. Viajar de carro com recém nascidos pode ser desafiante. São as horas de permanência no ovo, a necessidade de mamar e dependendo do bebé a vontade que têm de estar conectados aos pais, ou seja de receber atenção. Por fim, nem todos os bebés gostam de andar de carro.

Sabíamos que tínhamos que a manter no ovo, ou babycoque, até 2h e isso obrigava a planear a viagem. Saímos de Fafe e calculámos que teríamos de parar perto de Viseu. Foi uma paragem intencional porque desde outubro que queríamos experimentar um restaurante. A Maria fez toda a viagem (1h e 40 minutos) a dormir, por isso não fomos obrigados a parar para amamentar ou mudar fraldas, mas como isto pode acontecer, convém ter alguma flexibilidade horária para incluir uma paragem extra. Do Rebordinho a Manteigas fizemos mais hora e meia de viagem.

Cuidados a ter:

  • a cadeira auto (babycoque, ou cadeira evolutiva) deve ser homologada pelo R44 ou R129 (este para cadeiras com isofix). O nosso doona tem a base isofix, e antes do doona usámos um jané também com isofix. Recomendamos porque sentimos maior segurança quanto à correcta instalação da cadeira, mas podem sempre ser colocados com o sistema de cintos. Podem ler aqui o guia de segurança da APSI.
  • proteger o bebé do sol, o nosso carro já tem uma persiana para tapar o sol, mas podem usar um tapa sol de encaixar. Também funciona o velho método de trilhar uma fralda de pano na janela.
  • há bebés que precisam de ruídos brancos para acalmar e reagir menos a sons imprevistos, tenham só o cuidado de nem aproximar muito o telemóvel do bebé, ou de escolher uma caixa de ruído branco com o volume alto.
  • o bebé deve estar confortável, nem muito quente, nem muito frio. Por causa do sistema de cintos tirar um casaco em segurança é mais difícil, o ideal é colocar só uma manta por cima.
  • se viajarem dois adultos com o recém nascido é ideal que um viaje atrás. Aqui é a Raquel que vai atrás com a nossa filha. Caso viaje só um adulto devem ter um espelho que encaixa no banco onde está a cadeira auto para que consigam ver o bebé. Nós temos um e confessamos que funciona pior do que imaginámos.
  • as coisas do bebé que podem ser necessárias devem estar acessíveis, muda fraldas, fraldas e toalhitas, brinquedos preferidos, doudou, caixa de música, muda de roupa, fralda de pano.

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indice

Mais artigos