Já morámos em países de neve, o Tiago na Dinamarca e a Raquel na Suíça. Já nos imaginámos a viver num pais nórdico, talvez pela forma como eles vêem a vida e conjugação de vida laboral, vida familiar. O ano passado fomos à neve e vestir a Maria para sair do hotel na Sierra Nevada tirou-nos a vontade de emigrar para os nórdicos porque é CHATO. Vestir um bebé na neve envolve toda a logística. Existe a preocupação de agasalhar, mas não em demasia, o vestir e despir camadas consoante entramos ou saímos dos locais torna-se a rotina de todo o dia. É preciso garantir que não tiram óculos, luvas ou gorros. Temos de ver se botas estão bem encaixadas para não caírem.
A preparação de vestir um bebé na neve começou com alguma antecedência, a mãe andou a ver as promoções de roupa. Claro que temos vontade de comprar muita coisa… mas também queremos ensinar à Maria sobre sustentabilidade, como juntamos as duas coisas? Comprámos o essencial e algumas coisas em segunda mão.
O que usámos
Quando dissemos à médica de família que íamos à neve ela falou logo em camadas e protector solar. O protector solar e os óculos foram logo para a mala para não ficarem esquecidos. Pusemos sempre. Os óculos são IZPIZ, tamanho até aos 12 meses. Ela não gosta muito. A touca é da H&M em merino wool, faz conjunto com um casaco que se vê na fotografia.
A primeira camada ou roupa interior era a habitual. Levámos bastantes collants. Depois tínhamos um conjunto térmico. Percebemos que a junção collants+calças térmicas se tornava demasiado quente em dias de sol. As luvas e um par de meias mais quente são da Decathlon.
Nós tínhamos umas botas UGG em segunda mão. São difíceis de calçar, apesar de serem grandes. Sabemos que não se recomenda a utilização de sapatos em segunda mão, mas as botas são novas, e é para utilizações esporádicas. Só voltará a usar mais uma vez. As da Decatlhon têm um preço melhor.
Para garantir que estava sempre quente andava de body e collants no quarto, com aquecimento ligado. No hotel andava com mais uma camada por cima, a roupa térmica por exemplo. Para sair em dias de sol púnhamos só o fato e as botas por cima com a touca. Em dias de nevão levava mais um casaco e as luvas e podia levar cachecol. Se fosse no marsúpio não levava o fato da neve, mas sim casaco de inverno normal. Dormia de pijama sem roupa interior por baixo.
O fato de neve foi comprado ainda a Maria era bebé, 12-18 meses porque sempre tivemos a intenção de ir à neve no inverno de 2022. É ainda grandinho, mas a H&M veste grandes.
O que compraríamos
Vamos agora dizer o que compraríamos, falamos da Decathlon porque a relação qualidade-preço parece-nos a melhor (basta clicar nas imagens para entrar na loja). Vestir um bebé na neve não tem de ser caríssimo, e a marca tem agora a vantagem de vender peças em segunda mão.
Fato exterior
O da Decathlon tem um encaixe para as luvas e faz conjunto com as botas.
Roupa interior térmica
A roupa térmica é de uma das marcas da Decathlon e podíamos ter feito todo o kit aqui. A roupa térmica, o fato de neve, um gorro, as luvas e as botas e estava feito. Vantagens: sendo tudo da mesma marca tudo encaixa, as luvas prendem ao fato, por exemplo.
Botas
Se não tivéssemos as botas da UGG provavelmente teríamos comprado as da Decathlon.
Gorro
Optámos por toucas em vez de gorros para prender e garantir que ela não tirava, mas esta opção da Decathlon, do conjunto é ótimo.
Luvas
A peça a que ela fez mais rejeição foi mesmo às luvas. Também não insistimos, provavelmente mais velhinha funcionará melhor. Voltamos a repetir que aquele encaixa na manga do fato permite que as luvas fiquem presas, tanto quando estão nas mãos como quando as tiram, evitando que as percam.
A capa de marsúpio é da Isara, uma marca romena. É otima, super quente. Porque é que comprámos? Porque o marsúpio dá até aos 4 anos e a capa também encaixa no ovo, usamos como manta, com a vantagem de prender e não cair. A isara é uma marca cara, mas vale o investimento pela qualidade e durabilidade das peças. Temos intenção de usar o marsúpio e a capa até à Maria ser demasiado pesada.
Para diversão
Trenó
Um trenó é sempre fonte de diversão, mas precisam de ter em atenção as questões de segurança. Este da Decathlon tem a vantagem de ter cinto de 3 pontos. Estivemos quase para comprar, mas depois considerámos que não vamos à neve vezes suficientes para compensar o investimento.
Este artigo contem links de afiliados.
Se quiserem ler sobre a nossa aventura na Sierra Nevada, falámos nisso no artigo sobre as férias de neve.