Muitos de nós já ouvimos falar da Ordem de Malta, outros tiveram amigos que visitaram a ilha e poucos até podem conhecer alguém que lá vive. Sim, Malta fica no mediterrâneo, mas não, o arquipélago não é diretamente um destino de praia. No entanto, não deixa de ser ótima para mergulhos no mar. O arquipélago é constituído por três ilhas principais, Malta, Gozo e Comino. E cada uma delas é uma ótima opção para um dia de banhos de mar. Vamos começar pela ilha mais pequena, seguiremos pelas praias de Gozo e terminamos na ilha principal.
Comino
É a ilha mais pequena no arquipélago e ficámos surpreendidos na pesquisa, porque só conseguimos ir à Lagoa Azul e afinal havia mais opções.
Lagoa Azul
A praia mais famosa do arquipélago é a Blue Lagoon. O que a torna famosa é o tom azul turquesa da água. Não tem grande areal e torna-se menos agradável à medida que o dia passa, porque a quantidade de barcos que atraca diariamente deixa uma quantidade de turistas exagerado (na nossa opinião).
Não há forma de lá chegar sem pagar, ferry ou tour.
Praia e gruta Cominotto
É a praia oposta à Lagoa Azul. Só é acessível de barco, ou nadando a partir da Lagoa Azul. Dizem que de tarde é a melhor altura de visitar para ver o por-do-sol.
Não fomos, mas lemos que tem uma gruta que a torna perfeita para snorkeling.
Grutas Lagoa de Cristal (Cristal Lagoon Caves)
Ficam no lado oeste da ilha e são acessíveis a partir da Lagoa Azul, dez minutos a pé, nadando ou de Kayak. Pelas fotos que vimos são de águas transparentes.
Praia de Santa Maria
O que seria duma ilha turística sem as escolhas sábias dos locais que os turistas desconhecem? É a praia que os locais escolhem no verão. Tem um areal maior que a Lagoa Azul. Tem umas grutas acessíveis de barco.
Praia e gruta de São Nicolau
É a praia mais perto do Comino Hotel e pouco lotada. Existe alguma polémica com a renovação do hotel existente. O grupo que detém o espaço quer tornar o hotel mais exclusivo, com um serviço de 5 estrelas e a população acha que a proposta vai interferir com a paisagem e natureza da encosta.
Tem uma gruta a 400 metros.
Gozo
A ilha de Gozo é a segunda maior do arquipélago e para nós uma pérola ainda escondida na concha.
Praia Ramla l-Hamra
É uma praia boa para famílias e de fácil acesso e ainda é pouco explorada.
Baía Dwejra
Não nos pareceu uma “praia” convencional, não tem areal, existe uma lagoa rodeada por rochas. No mar aberto há sempre barcos, na época alta, porque tem uma abertura que conecta a um pequeno porto interior. Antigamente da lagoa via-se a Janela Azul, um arco natural, que colapsou em 2017.
Existem passeios de barco para passar na fenda, chegar ao mar e regressar (5€, 30 minutos). Pareceu-nos pitoresca pelas pequenas casinhas de pescadores de portões coloridos. No local existe uma capela e uma torre de vigia, há estacionamento, vendedores e restaurantes.
Praia Hondoq ir-Rummien
Uma das praias preferidas dos locais. O areal é pequeno, tanto podem aceder pela areia como pela escadaria junto às rochas.
É preciso ter carro para poder chegar.
Praia San Blas
É uma praia que obriga a descer até à baía e depois a regressar subindo, tornando-a cansativa na hora de partir.
Lemos que é melhor ver a meteorologia porque se sente muito o vento na praia.
Praia Mġarr Ix-Xini
A praia que Angelina Jolie e Brad Pitt “estragaram” em 2015. By the Sea, foi filmado aqui, o que trouxe fama à praia antes desconhecida.
Fez parte duma lista da CNN de 10 locais a conhecer antes de mudarem para sempre.
Praia Wied il-Għasri
O areal é minúsculo, mas não é isso que a torna especial. Fica num vale e é perfeita para quem queira nadar ou fazer snorkeling. Acessível por uma escadaria de pedra.
Malta
Baía Ta’ Fra Ben
Fica atrás da torre de vigia. É uma praia limpa, com espreguiçadeiras. Tal como outras praias da lista poderão encontrar grupos de amigos a fazer um churrasco de final de tarde. Compram um kit de uso único e aproveitam o por-do-sol na praia. Encontram pequenos bares onde comprar bebidas ou snacks.
É a praia do Dolmen Resort.
Baía do Armeiro
Uma praia acessível de carro, a paragem de autocarro mais próxima fica a 20 minutos a pé. É menos turística, tem um concessionário e nem sempre está impecavelmente limpa. É uma praia boa para famílias e popular entre os malteses.
Baía Paraíso
Permite visualizar Comino e Gozo. A praia é rodeada por penhascos o que a torna mais isolada.
Pode ser barulhenta ao final do dia ou fins de semana, porque é comum acontecerem festas.
Piscina de São Pedro
Não adorámos, mas apanhámos o mar agitado. Parece-nos um local apenas adequado para estar na água pois as rochas são irregulares. Pode ser perfeita para quem gosta de saltar penhascos para mergulhar.
O estacionamento é pago.
Baía Imġiebaħ
Fica perto do Palácio Selmun e por isso deste deve ser o vosso ponto de paragem para estacionar. É uma praia pequena, menos procurada e por isso mais selvagem. Pode ter algas, mas faz parte de visitar uma praia que é menos turística.
Baía Għadira (Mellieħa)
É uma boa praia para famílias, limpa e com alguns metros de água rasa. É uma praia com todas as comodidades como espreguiçadeiras, guarda-sois, vestiários, restaurantes, nadador salvador e actividades aquáticas.
Baía Dourada
Tal como a de cima é uma praia limpa e perfeita para famílias. É procurada ao final do dia para encontros de amigos ao por-do-sol. Apesar de não ser das mais procuradas pode ser difícil estacionar ao domingo e feriados. Vê-se um grande hotel da cadeia Radisson a “estragar” a paisagem, mas na nossa opinião podia ser pior.
Praia Għajn Tuffieħa (Riviera Beach)
Gostámos mesmo desta praia porque permite não só apanhar banhos de sol na areia como tem um bar/restaurante de praia bastante completo e ainda tem um cenário envolvente que permite explorar os arredores.
Baía Ġnejna
Do outro lado da encosta da Praia Riviera temos uma praia menos polida, mas mais selvagem. Apenas procurada por turistas que fogem das praias populares.
Entre as duas praias temos o penhasco argiloso e a Torre Ta`Lippija. A torre juntamente com as vizinhas Għajn Tuffiehae Nadur protegia a ilha dos ataques de piratas avisando Mdina do ataque.
É uma praia facilmente acessível de carro, já que se consegue chegar quase até ao areal.
Outros artigos sobre Malta:
365 dias no mundo estiveram em Malta de 17 a 24 de maio de 2023.
14 respostas
Gracias a la autora por brindarnos toda esta valiosa información en su artículo.
Gracias Youssef.
Que lindas as praias de Malta! o contraste do mar com as pedras é muito bonito, bem diferente das grandes extensões de areia a que estamos acostumados aqui no Brasil.
Verdade Cíntia, as praias em Malta sao muito diferentes das praias de outros países. Daí terem muitas vezes escadinhas para entrar na água pelas rochas.
Estou mesmo planejando uma viagem para Malta. Bom saber que são muitas opções de praia – algumas que não tinha visto ainda em nenhum outro blog! Obrigada!
Não fomos a todas essas sugestões, mas porque não apanhámos sol nem muito calor. Gostamos sempre de deixar escrito sugestões de praia, porque sabemos que há quem visite Malta no verão.
Ainda não tive o prazer de conhecer Malta, mas quando o fizer tentarei visitar as praias que citou. Os cenários são belíssimos! Ótimas dicas!
Tente ir no verão europeu, para aproveitar mais a ilha.
Achei lindas as praia de Malta, a cor do mar, a paisagem em volta, adoraria conhecer também. Um belo destino para viajar.
É um belo destino sim, tem uma história muito interessante e não é dos destinos europeus mais caros.
Estive em Malta no mês de fevereiro para o carnaval e foi bem divertido. Até consegui curtir um pouco de praia, apesar da água fria o sol estava forte. De qualquer modo as ilhas são lindas e os cenários já valem a viagem!
que bom que apanhou sol em fevereiro. Sim, vale pelos cenários.
Em 2024 vou conhecer Malta e suas dicas estão me ajudando a organizar meu roteiro, obrigada por compartilhar
Que bom Carolina. Não se esqueça de ir à Gozo.