EU FICO EM PORTUGAL

Eu fico em Portugal é um compromisso, uma promessa, de apoiar o nosso país. 46 blogs de viagem, membros da ABVP, saem à (re)descoberta de Portugal.

O que faremos quando se puder circular “livremente”? Nós já sabemos! EU FICO EM PORTUGAL será o nosso lema e um dos nossos trabalhos nos próximos meses.

Um aparte: sempre que ouvimos a expressão “eu fico” faz-nos lembrar a história da independência do Brasil. A 9 de janeiro de 1822, D. Pedro declara “eu fico” quando o pai lhe pede para voltar para Portugal. O dia do fico é, assim, uma data importante para a história do Brasil e de Portugal. O rei D. João VI tinha deixado o seu filho como príncipe-regente no Brasil, quando regressou a Portugal no ano anterior. Mais tarde, o então príncipe-regente tornou-se D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil, declarando a independência a 7 de setembro de 1822.

Talvez por isso nos agrade tanto o nome deste compromisso que a ABVP criou. #euficoemportugal representa o compromisso de 46 Bloggers de Viagem na divulgação dos 18 distritos portugueses, ilhas da Madeira e Açores.

O objetivo é ajudar o turismo português a reerguer-se da calamidade que assolou o sector, após os últimos tempos dourados. Havia até quem reclamasse que já haveria demasiados turistas, muitos alojamentos locais e a descaracterização das cidades. Agora, temos a passagem para o oposto, a total ausência de um setor tão vital para Portugal.

Assim, é também tempo de recuperarmos o famoso slogan criado em 1995 pelo extinto Minstério do Comércio e Turismo “vá para fora cá dentro”. É tempo de ajudarmos os portugueses a (re)conhecerem o melhor que o nosso país tem e que trazia tantos turistas estrangeiros há poucos meses atrás, num mundo que entretanto mudou.

Podem ler mais sobre a iniciativa:

O Eu fico é uma declaração, um compromisso, uma promessa, e é essa promessa que fazemos ao nosso país. Nós ficamos em Portugal e comprometemo-nos a dar a conhecer a nossa terra. Nós, particularmente, vamos (re)descobrir o país e apresentar-vos aqui o distrito de Aveiro. Estaremos por Arouca, o Geopark, pelos passadiços do Paiva, e muito mais! Também estaremos por Albergaria-a-Velha, a percorrer a rota dos moinhos, vamos fazer passeios na ria e vamos abrir-vos o apetite e a gula com a doçaria portuguesa.

Sabemos por onde vamos passar, mas se tiverem ideias ou quiserem que passemos por algum sítio especifico comentem, façam sugestões!

Alguns outros textos sobre Portugal:

Palácio de Mafra;

Palácio da Ajuda;

Quinta da Regaleira;

Ílhavo;

Douro;

Aveiro;

e muito mais;

Este artigo pode conter links afiliados.

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indice

Mais artigos