ALERTA FRAUDE: Aluguer de carro no México 

carro mexico

Fomos enganados no aluguer de carro no México, vítimas de fraude. Nós, que nos fartamos de escrever sobre isso, que já alugámos carro em mais de 15 países (Angola, Portugal, Brasil, Argentina, Chile, Croácia, Itália, Islândia, Alemanha, África do Sul, São Tomé e Príncipe, Malta, Espanha, Dinamarca, Zanzibar, Japão e Cabo Verde). 

Visitar o México estava nos planos na viagem de mochila às costas que levou à criação do blog em 2017. Desistimos quando começámos a perceber que estávamos a ficar cansados de explorar a América Latina (tínhamos visitado quase toda a América do Sul) e que para explorar verdadeiramente o país precisaríamos de muito tempo que já não estávamos dispostos a dar. 

carro alugado Mexico

Em 2024 quando combinámos com a Inês, (Sempre entre viagens) passar a passagem de anos juntos, o preço dos voos pôs Tulum em cima da mesa. Decidimos alugar carro, descer até à lagoa de Bacalar, daí ir até à fronteira e seguir até ao Belize. O plano era ótimo, alugou-se o carro, fez-se o seguro e fomos descansados. Fizemos como sempre fazemos.

O esquema

O nosso espanto à chegada foi perceber que o nosso seguro não cobria uma taxa qualquer extra. Ou seja, há um esquema. E o esquema é inventar que o vosso seguro que fazem pela plataforma não chega e depois usando o pequeno poder de ser a pessoa que vos dá a chave do carro dizer que “ou pagam um novo seguro ou o carro não sai”. E nós turistas um a um vamos discutindo, abrindo a internet, lendo as condições do seguro, provando que nos estão a tentar aplicar um golpe, e um a um só nos resta pagar ou alterar todo o plano feito ainda em casa. Chegámos a chamar a polícia que percebe zero do assunto e não ajudou.

rent a car Mexico

Como se resolve

Leiam muitas críticas na internet, procurem as declarações do seguro ou da companhia rent a car a dizer que não precisam de pagar mais nada, peçam uma declaração à rent a car ainda em casa a dizer que o seguro engloba claramente aquilo que o México dirá que não tem e façam figas. Nada garante que o esquema não mude na vossa vez. 

Em Bacalar no passeio de barco contámos a experiência e o guia ficou bastante incomodado, pediu desculpa por termos sido recebidos assim e disse que lamentava que outros mexicanos não percebessem que isso afugentava o turista a longo prazo, quase nos pediu para não escrevermos sobre isso… os espanhóis que estavam connosco no barco tinham sido mais espertos e traziam a tal declaração que dizia claramente que o seguro era suficiente e não conseguiram cobrar-lhes mais. 

Também podem bater o pé, abdicar do carro e utilizar a linha de comboio. O Tren Maya tem as seguintes paragens: Palenque, Tenosique, Escárcega, Calakmul, Xpujil, Bacalar, Puerto FC, Tulum, Playa del Carmen, Puerto Morelos, Cancun, Valladolid, Chichén Itzá, Izamal, Merida, Maxcanú e Campeche. Seguiria de Cancun a Palenque. Como a rota engloba vários pontos de interesse turísticos pode ser interessante pensarem neste meio de transporte.
Simulámos bilhete para os 4 para 29/01/2026 para turistas estrangeiros e ficaria a 2121MXN, em lugares confortáveis com portas USB. A Maria paga preço de criança (maiores de 2 anos) e a Francisca não paga. Conhecemos uma família mexicana que viajou de comboio e gostou bastante.

IATI SEGUROS

Este artigo pode conter links afiliados

Prepara a tua próxima viagem

Utiliza as nossas recomendações para planeares a tua viagem como um profissional. Não pagas mais por isso e contribuis para a manutenção do blog

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indice

Mais artigos

América do Norte

MANHATTAN – DOWNTOWN (EUA)

A zona mais a sul de NY é onde está o bairro financeiro e a monstruosa Wall Street, o World Trade Center com o Memorial do 11 de setembro e a Ponte do Brooklyn.

Ler Mais »