REGISTO VIAJANTE – UMA APLICAÇÃO OBRIGATÓRIA

Alguém se regista quando sai de Portugal? Será uma coisa difícil de fazer? Qual é a importância desse registo?

O que é o Registo Viajante? É uma aplicação das Comunidades Portuguesas que permite registar o português em viagem. Ou seja, antes de viajar, instala a aplicação, cria um log in e faz o registo de nova viagem.

Um português emigrar não é uma novidade, todos temos um familiar, um amigo ou um vizinho que é emigrante. A “novidade” é um português que se registe no respetivo consulado e trate de todas as formalidades, como a mudança de morada nos documentos portugueses. Esta é uma burocracia daquelas que só achamos importante no dia em que precisamos verdadeiramente dela.

Nós somos do tipo de viajante que gosta de andar sempre em dia. Quando morávamos em Luanda, a morada dos Cartões de Cidadão estava como Luanda, estávamos registados como eleitores no estrangeiro e durante a viagem instalámos a app registo viajante e fizemos sempre o registo das viagens.

Download – iOS / Android

registo viajante

O registo de nova viagem é feito com um documento pessoal (CC, BI ou passaporte), países de origem e de destino, as datas de partida e de regresso, e dados de contato (telemóvel, e-mail). Permite também indicar que se viaja em grupo e pede um contato de emergência. É necessária uma fotografia e introduzir detalhes da viagem.

registo viajante
Screenshot_2017-09-11-12-

Portanto, se vou viajar para Cuba e fico em Havana e Varadero, tenho que especificar as datas em que chego a cada uma das cidades. Por exemplo: 14-9-2017 em Havana, 17-9-2017 em Varadero.

Qual é a vantagem de utilizar esta aplicação? Portugal sabe sempre onde há portugueses e tem sempre os nossos contatos em caso de emergência. Além disso, nós podemos fazer um pedido de SOS, enviando uma mensagem para a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Obviamente é necessário ter sinal de telemóvel, o que nos impossibilitou de pedir ajuda no dia em que ficámos presos na lama no meio de nenhures na Argentina (ler aqui).

registo viajante

Porque falamos nisso esta semana? Porque os furacões atingiram grande parte da américa central, em vários países há portugueses, e é preciso saber se estão bem ou se precisam ou querem ser evacuados para Portugal.

Qual a forma mais acessível para a Secretaria de Estado saber quantos portugueses são? Através dos registos nos consulados dos que lá residem e aqueles que se registaram na aplicação, antes ou durante a viagem. Hoje, 11 de setembro, ouvimos o Secretário de Estado dizer que os números estão a ser dados pelas câmaras municipais, através dos familiares, porque a maioria dos portugueses não está registada. Pensámos na importância de falar nesta aplicação, tão simples de utilizar e que pode ser essencial em caso de urgência. Não custa nada, é grátis e pode dar um jeitão!

A aplicação tem também conselhos sobre todos os destinos e a morada de todos os consulados portugueses no mundo. As vossas viagens ficam registadas no histórico, como pedem ver no nosso perfil.

Nome da aplicação: Registo Viajante
Importância: Essencial
Dificuldade de utilização: Fácil
Disponível offline: algumas funcionalidades, mas precisa de rede para SOS

DownloadiOS / Android

Este artigo pode conter links afiliados

Partilhar:

2 respostas

  1. Olá, vamos viajar este ano pela primeira vez com a nossa filha, já tem 3 anos. Iremos à República da Irlanda e Irlanda do Norte (já conhecemos bem mas desta vez levaremos a nossa filhota) temos os cartões europeus de saúde CC e também passaportes caso haja alguma complicação e tenhamos que voar pelo UK. Aconselham mesmo assim fazer este registo? Será uma viagem de apenas 8 dias.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indice

Mais artigos

Blog

BAGAGEM DE PORÃO OU SÓ DE MÃO?

Houve tempos que o bilhete de avião incluía vários serviços, como a bagagem. Desde que deixou de acontecer, para poupar na mala de porão, perde-se tempo a tratar da bagagem de mão.

Ler Mais »
Blog

BEBIDAS DE INVERNO

O inverno puxa a lareiras, mantas, filmes e bebidas quentes. Vinho e cidra quentes, chocolate quente e chá são algumas receitas que deixamos.

Ler Mais »
Blog

DOCES DE NATAL: RECEITAS

Está a chegar aquela época das cores, luzes, magia e doces, está a chegar o NATAL. O natal, apesar de ser uma festa religiosa com

Ler Mais »