“Wine & Travel Week quer afirmar Portugal como epicentro de negócios, debate e reflexão da indústria mundial do enoturismo”
Wine & Travel Week
Sabem com certeza que Portugal é um destino de vinhos, não somos os maiores produtos, e até podemos não ser das regiões mais famosas, mas o enoturismo começa a ganhar espaço, e podemos ir mais longe. Foi com este mote que fomos parar à Wine & Travel Week, a primeira edição dum evento que aconteceu no Porto. Estiveram reunidos na Alfândega do Porto operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagem.
A convite da Essência do Vinho estivemos presentes, com outros associados da ABVP em alguns dos eventos. Fizemos parte da comitiva de influenciadores digitais da área destinos e viagens.
Jantar de Boas-Vindas
Fomos ao jantar de abertura, uma experiência de boas-vindas com alta gastronomia, artes performativas, música e design. O menu era gamba da costa, alho francês, limão e algas (do Chef Arnaldo Azevedo, do Vila Foz e uma * Michelin), robalo com texturas de couve flor e molho de lagostins (Chef Rui Paula, dos DOC, DOP e Casa de Chá e duas * Michelin). Terminou com um financiar de chocolate, abóbora, sabayon de laranja, gelado de iogurte e queijo fresco de ovelha (Mestre Pasteleiro Francisco Gomes). Os vinhos foram o Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho 2019 e Quinta dos Roque Encruzado 2014 para a entrada, o Duas Quintas Reservas Tinto 2011 e o Marques de Borba Reserva Tinto 2009 para o prato principal e o Graham’s 20 Years Old Tawny Port para a sobremesa. O aperitivo era Luis Pato Vinho Formal Bruto 2015 e o Graham’s Blend Nº5 White Port. Os sommeliers do jantar eram António Lopes e Marc Pinto. Na parte das artes performativas tivemos fado, dança e percussão.
Foi uma noite memorável, principalmente para nós que é raro sairmos.
WTW PopUp’s
O evento tinha três sessões de 30 minutos (WTW PopUps) que antecediam os almoços e serviam para apresentam projectos novos ou servirem de inspiração para partir à descoberta dos Vinhos. O Turismo Porto e Norte, por exemplo, apresentou uma nova rota: Rota de Vinhos e do Enoturismo. Estamos desejosos de vos poder mais informações sobre isso. Vamos tentar reunir informações.
Wine & Food Experience: Portugal’s Sea e Portugal’s Earth
Estivemos também presentes nos almoços Portugal’s Sea- Wine & Food Experience e Portugal’s Earth- Wine & Food Experience O primeiro almoço foi harmonizado com vinhos de Lisboa e Vinhos Verdes e o segundo com vinhos da Baixada, Beira Interior e Dão. O menu foi dos Chef Victor Matos (uma * Michelin) e Chef Fernando Santos e o Chef Pasteleiro Francisco Gomes. Acabámos por experimentar vários vinhos diferente, inclusive um dos Açores.
Fórum Wine Tourism
Gostámos muito dos dois eventos à tarde (dia 21 e 22) em que o Fórum debateu sobre “Enoturismo: Digital e Sustentabilidade” e Enoturismo: Negócio, Inovação e Pessoas”. Confessamos que saímos inspirados e queremos conhecer alguns dos projectos apresentados, de todo o mundo (Argentina, Portugal, Espanha, Suíça, França, África do Sul, etc).
World Wines Party by Sogrape
Para nós o evento terminou com a World Wines Party by Sogrape, nas Caves Ferreira, onde podemos conhecer vinhos de todo o mundo. Ficámos no Pestana Douro Riverside, uma antiga fábrica de velas e sabonetes.
19ª edição do Essência do Vinho
Para nós o evento terminou aí, por outros compromissos profissionais, mas o evento continuou no Palácio da Bolsa na 19ª edição do Essência do Vinho. Ficámos com pena de não ter conseguido estar presentes, por diversas razões, sendo uma delas voltar ao Palácio da Bolsa, um espaço que achamos fascinante. Já falámos sobre o Palácio noutro artigo, que podem ler.
As fotos foram fornecidas pela Week & Travel Week ou retiradas da própria página de FB, as nossas têm muita influência das luzes da sala de refeições, mas podem vê-las no Instagram.
365 dias no mundo estiveram na Wine & Travel Week de 20 a 23 de fevereiro de 2023