Esta bebida famosa no Chile e no Perú é talvez das nossas preferidas da viagem. O Pisco Sour é fresco, tem um tamanho aceitável e o grau alcoólico é tolerável.
Pisco é o nome de uma cidade no litoral peruano, o que traz problemas entre os dois países sobre a utilização do termo. O Peru quer a exclusividade do termo para a aguardente de uvas produzida na cidade de Pisco, tal como funciona com o Champagne, ou seja, quer que seja uma denominação de origem. O Chile defende que pisco se deve referir ao tipo de aguardente, tal como dizemos vinho ou whisky, ou seja, quer uma denominação genérica.
Não nos interessa quem tem razão, o certo é que é uma bebida que nos tem acompanhado na viagem, apesar de já a conhecermos de Portugal.
Se pisco é a aguardente feita de uva, pisco sour é o cocktail mais famoso feito com pisco. É um cocktail oferecido em vários tours em formato de shot, oferta também em restaurantes e vendido já pronto nos supermercados, em garrafa.
É difícil de fazer? Não.
Ingredientes
- Pisco (2 a 3 doses);
- Xarope de açúcar (1 dose);
- Sumo de limão (1 dose);
- Clara de ovo (meia);
- Gelo (seis pedras);
- Angostura (até 4 gotas, 2 são suficientes)
Metodologia
- Num liquidificador colocar o pisco, o xarope, o limão e a clara de ovo;
- Acrescentar o gelo;
- Bater durante 5 segundos, ou até o gelo “desaparecer”;
- Servir até um terço do copo, agitar o copo do liquidificador e servir até ao topo;
- Acrescentar as gotas de angostura por cima da espuma (se não encontrarem angostura não faz mal, é uma mistura de ervas)
Esta é a receita peruana, a chilena é igual, exceto na clara de ovo. Os chilenos servem o pisco sour sem o ovo. Quem tem medo de arriscar com ovos crus pode sempre beber a versão chilena.
Há pisco à venda em Portugal nas lojas da especialidade. Não sabemos dizer se a qualidade é boa, mas não custa testar. Se não quiserem que a primeira experiência seja pela vossa “mão”, basta encontrar um qualquer bar com cocktails ou um restaurante peruano (por exemplo: Cevicheria, Segundo Muelle).
É sempre melhor o cocktail artesanal do que o vendido pronto. Nós gostamos, portanto esperemos ter aguçado a vossa curiosidade.
Nota: em Portugal não será uma bebida barata (tanto o pisco como angostura não são baratos). Para terem uma ideia uma garrafa de 70cl ronda os 25€.
Outros artigos sobre cozinhas do mundo:
Este artigo pode conter links afiliados